DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
Resumo
RESUMO: Este estudo apresenta uma discussão sobre a Psicopedagogia e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito ao apoio nas dificuldades de aprendizagem recorrentes nesta modalidade educacional. A pesquisa busca responder à seguinte questão: Como a Psicopedagogia pode contribuir para o desenvolvimento dos discentes com dificuldades de aprendizagem na EJA? O objetivo geral é apontar as contribuições da Psicopedagogia para os alunos com dificuldades de aprendizagem na EJA. Neste sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a EJA e as dificuldades de aprendizagem recorrentes na EJA; caracterizar a Psicopedagogia e seu enfoque – a aprendizagem humana; demonstrar como a Psicopedagogia Institucional pode favorecer a aprendizagem do educando na EJA. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica, que contemplou autores significativos na discussão do tema proposto, dentre os quais estão: Paula; Oliveira (2015) e Gadotti (2014) para embasar a discussão sobre a EJA; Bossa (2019), sobre a Psicopedagogia; Sampaio (2021), Camargo (2016) e Freire; Camargo (2021), para nortear a discussão das principais dificuldades de aprendizagem identificadas na modalidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Adultos. Aprendizagem. Psicopedagogia Institucional.
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Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 76
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